Rode o ecrã para ver a Runner’s World

Quando se deve preparar para a próxima maratona?

Já está. Acaba de correr uma maratona e sente-se estupendamente bem. Não obstante, isto não significa que o seu sistema musculosquelético já tenha recuperado.
Quando se deve preparar para a próxima maratona?
Quando se deve preparar para a próxima maratona?
Runner's World


Os maratonistas experientes estão conscientes de que podem sofrer da “depressão pós-maratona” e também sabem o que esperar das semanas posteriores à corrida.

Nos primeiros dias, descem as escadas de costas porque lhes doem todos os músculos a cada passo. Nesta fase, dói até pensar em voltar a correr.

Contudo, nem todos os corredores passam tão mal. Alguns estão bastante bem e ficam inquietos a pensar em planear a sua próxima prova. Mas não precisa de se precipitar. Mesmo que se sinta fenomenal, o seu sistema musculosquelético provavelmente não está recuperado.

Não siga o exemplo de atletas de elite, porque estão bastante treinados e podem fazer outra prova logo uma semana depois da maratona. As semanas posteriores a uma maratona apresentam várias dificuldades físicas e mentais quase tão complicadas como as do período de preparação e da própria corrida.

Existe quem necessite de um mês inteiro para voltar a apreciar o running. Se se preparou adequadamente, com um equilíbrio correto entre treino variado e períodos de descanso, é provável que recupere em apenas algumas semanas. Como regra geral, por cada quilómetro da corrida precisa de meio dia de recuperação. Isto significa que, depois dos 42 quilómetros da maratona, deveria reduzir o seu treino durante um período mínimo de 3 semanas.

Por outro lado, para a meia maratona o processo é bastante mais rápido e a recuperação pode ser de cerca de 10 dias, já que são menos horas a correr e de desgaste metabólico. Também dependerá se os 21 quilómetros foram o objetivo da temporada ou simplesmente um passo para a maratona. Se for o último caso, abrande o ritmo ou descanse três a cinco dias.

Tweet: Quando se deve preparar para a próxima maratona?

ARTIGO RELACIONADO: Como manter a sua forma física depois de uma longa distância

Deixe o seu comentário

Avançar para baixo para passar ao seguinte artigo


A Runner´s World recomenda

Posso fazer Aqua Jogging?

Posso fazer Aqua Jogging?

Fazer Aqua Jogging é, praticamente, correr dentro de água. Mas não pense que é mais fácil por isso!

Runner's World

O treino de escadas melhora a performance desportiva?

O treino de escadas melhora a performance desportiva?

Para muitos corredores, os treinos de escadas são um sacrifício! Mas a verdade é que podem fazer a diferença na sua próxima corrida.

André Santos

5 razões por que correr é uma experiência única

5 razões por que correr é uma experiência única

Quem corre, sabe do que falamos. Quem ainda não o faz, segue uma lista de razões para começar a fazê-lo.

Runner's World

Pode piorar com a redução da quilometragem?

Pode piorar com a redução da quilometragem?

Faça o que fizer, nunca deixe o descanso de lado. É a melhor forma de voltar à sua antiga quilometragem.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.