Rode o ecrã para ver a Runner’s World

Como fazer treinos longos a um ritmo rápido

Os treinos de resistência a um ritmo rápido ajudam-no a preparar-se para conseguir o seu melhor ritmo de corrida. Seguem algumas dicas de como o poderá fazer da forma mais correta.
Como fazer treinos longos a um ritmo rápido
Como fazer treinos longos a um ritmo rápido
Runner's World


Aqueça durante 10 minutos a correr devagar. Aumente a velocidade até ao seu ritmo de limiar anaeróbio e mantenha-o num percurso plano durante 20-60 minutos. De seguida, arrefeça durante outros 10 minutos. Seguem algumas dicas de como executar este tipo de treinos:

Corra sempre sozinho
Os treinos de velocidade são apenas eficazes quando correr ao seu ritmo de limiar anaeróbio, que é algo muito pessoal. Não é provável que um companheiro de treinos tenha o mesmo ritmo que você. Os atletas que vão em grupo tendem a ir demasiado depressa, o que é contraproducente neste caso.

Não faça aumentos excessivos
Tem de aumentar o ritmo a pouco e pouco a cada semana para provar a si mesmo que está a progredir e a evoluir. É possível conseguir um aumento semanal, e pode até melhorar o seu ritmo, mas existe perigo se porventura correr mais depressa do que o indicado, pois poderá entrar na zona anaeróbia de défice de oxigénio, em que a intensidade é demasiado elevada para ser mantida durante um período prolongado.

É importante que tenha isto bem claro: um treino de 20 minutos por cima do seu limiar anaeróbio é prejudicial em todos os pontos de vista. Para um treino de resistência a ritmo acelerado, a intensidade é excessiva, enquanto que para um treino intervalado é demasiado baixa.

Esteja atento às influências externas
Nos treinos de resistência a um ritmo rápido é importante prestar atenção às condições externas. Se fizer muito vento, chover ou a pista estiver escorregadia, deve ajustar o seu ritmo.

Os atletas que normalmente treinam na passadeira podem realizar as sua provas de treino de resistência normalmente, pois correm a uma velocidade uniforme. Não obstante, ao correr na passadeira perde um dos principais efeitos positivos do treino: a sensação de limite. Os corredores que treinam sempre assim devem planear como é que o seu corpo irá reagir perto do limiar anaeróbio e que sinais enviará quando alcançado.

ARTIGO RELACIONADO: Este é o ritmo adequado para si

Deixe o seu comentário

Avançar para baixo para passar ao seguinte artigo


A Runner´s World recomenda

Posso fazer Aqua Jogging?

Posso fazer Aqua Jogging?

Fazer Aqua Jogging é, praticamente, correr dentro de água. Mas não pense que é mais fácil por isso!

Runner's World

O treino de escadas melhora a performance desportiva?

O treino de escadas melhora a performance desportiva?

Para muitos corredores, os treinos de escadas são um sacrifício! Mas a verdade é que podem fazer a diferença na sua próxima corrida.

André Santos

5 razões por que correr é uma experiência única

5 razões por que correr é uma experiência única

Quem corre, sabe do que falamos. Quem ainda não o faz, segue uma lista de razões para começar a fazê-lo.

Runner's World

Quando se deve preparar para a próxima maratona?

Quando se deve preparar para a próxima maratona?

Já está. Acaba de correr uma maratona e sente-se estupendamente bem. Não obstante, isto não significa que o seu sistema musculosquelético já tenha recuperado.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.