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Pulsómetro ou sensações? (por Maite Maiora)

É uma das corredoras emergentes do momento. Há nove anos que começou a correr no asfalto e metade disso foi passada a correr na montanha.
Pulsómetro ou sensações? (por Maite Maiora)
Pulsómetro ou sensações? (por Maite Maiora)
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Em 2015 foi uma das atletas de trail mais em forma, levando-a a ganhar a Taça De Espanha de Corridas por Montanha, assim como a modalidade de Quilómetro Vertical. Mas isto não é nada, já que posteriormente foi proclamada no sub campeonato da Taça do Mundo. Treinar com o pulsómetro é um dos seus segredos.

Quando utiliza o pulsómetro e quando segue as sensações?
“Sempre que treino utilizo o pulsómetro e em competição quase sempre. Tenho de reconhecer que ainda que o leve em muitas corridas, apenas olho para ele. Nas ultras utilizo bastante, já que é muito difícil dosear o meu esforço, sobretudo para não exagerar na primeira parte da corrida. Os meus treinos baseiam-se no pulsómetro e quando tenho de treinar intensidade ou séries, fixo-me nele. Normalmente, os ritmos das séries marcam as minhas pulsações. Mas nem todos os dias são iguais e há alturas em que não somos capazes de ir às pulsações que estão marcadas e assim sigo antes as sensações. Também há dias em que me deixo levar quando vou fazer séries e nesse dia baseio-me sobretudo pelo ritmo”.

Treinar com pulsómetro também requer fazer uma prova de esforço?
Usar um pulsómetro só por usar não faz sentido. “É imprescindível fazer uma prova de esforço ou um teste de lactatos para conhecer os umbrais e poder trabalhar as diferentes zonas de treino e vias energéticas. No meu caso, já fiz várias, pois à medida que melhoro a forma, os umbrais variam um pouco e tenho de os atualizar. Para um corredor que já corre ou para um que está a começar, aconselho (pelo menos) uma prova deste tipo por ano, não só para poder treinar corretamente com o pulsómetro, mas também para conhecer o estado de saúde e se estamos em condições de puxar pelo corpo”.

O que faz quando os dados que o pulsómetro indica não correspondem com os que costuma ter?
“Existem muitos dias assim, especialmente quando há cansaço acumulado e é aqui que nos devemos guiar pelas sensações e não fazer esforços extraordinários para alcançar uma pulsação que em condições normais não requer tanto esforço. Nestes dias sugiro que não se concentre no pulsómetro, mas sim nas sensações”. Maite Maiora utiliza um dispositivo Garmin 620 que, no caso dela, regista os seguintes dados: 32 ppm em repouso/186 ppm máximas e o umbral aproxima-se das 172 ppm. Teste-se a si mesmo!

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