Rode o ecrã para ver a Runner’s World

12 corridas de trail que não pode perder

Durante os próximos dias vamos indicar-lhe 12 das mais concorridas e mais interessantes provas de trail realizadas em Portugal. Acredite que a escolha não foi nada fácil!
12 corridas de trail que não pode perder
12 corridas de trail que não pode perder
Runner's World


Escolher algumas das provas mais importantes do território português não foi tarefa fácil. Tivemos em conta as corridas com melhor (ou pior, dependendo do seu ponto de vista) terreno, ambiente, distância e dificuldade.

Poderíamos ter escolhido outras tantas que seriam igualmente importantes, mas a seleção teve de ser feita. Tenha em conta as características que mais valoriza e… pés ao caminho!

Azores Trail Run: corrida pela ilha
Tal como o próprio nome indica, o trail dos 10 Vulcões tem o seu ponto de partida numa das maiores e mais extraordinárias caldeiras vulcânicas que existem no nosso planeta e percorre, ao longo dos 22 km de prova, os 10 principais vulcões existentes no alinhamento fissural da península do Capelo.

Se ainda não conhece esta ilha, aproveite para passear e descobrir a natureza. O Azores Trail Run é uma iniciativa organizada pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA) e decorre em pleno Parque Natural do Faial, eleito como Destino Europeu de Excelência (EDEN) pela Comissão Europeia.

Tem por norma acontecer no mês de maio, no âmbito dos dias europeus dos Parques Naturais, onde são efetuadas duas provas: o Trail dos 10 Vulcões e o Ultra Trail Faial Costa a Costa. Este é considerado um trilho de elevada dificuldade, que atravessa os mais recentes cones vulcânicos da Ilha do Faial, culminando no território mais jovem do continente europeu, o Vulcão dos Capelinhos, onde é possível pisar um terreno formado por tufo e cinzas vulcânicas com apenas 57 anos de idade, terminando no Porto do Comprido à cota zero, na principal e maior estação baleeira dos Açores entre 1940 e 1957.

O Trail Faial Costa a Costa tem também o seu ponto de partida perto de um antigo porto à cota zero, o Porto da Boca da Ribeira. Nos seus 48 km de extensão de elevada dificuldade, somos transportados para outros tempos, em que os Faialenses usavam as chamadas “canadas” para transportar bens, quer pelo seu próprio meio, quer puxados por carros de bois, e que faziam a ligação entre as freguesias.

No próximo ano, este evento continuará a contar com o ultra trail Ilha Azul com uma distância de 70 km, com o Trilho em Família de 10 km e com o quilómetro vertical (Skyrunning), uma nova aposta da organização.

Mais informações sobre esta prova em Azores Trail Run

Image and video hosting by TinyPic

ARTIGO RELACIONADO: Fuja do asfalto e aventure-se no trail

Foto: João Melo

Deixe o seu comentário



A Runner´s World recomenda

Quem é o melhor trail runner do mundo?

Quem é o melhor trail runner do mundo?

Será kilian jornet o melhor trail runner do planeta? Que mulher é a número um? Quem é quem no mundo da lama, pedras, subidas e descidas da ultradistância?

Runner's World

Há regras de ouro no trail? (por Tòfol Castanyer)

Há regras de ouro no trail? (por Tòfol Castanyer)

A sua estreia foi numa corrida de 100 milhas e apesar da sua inexperiência neste tipo de provas ninguém duvidava de que poderia fazer um grande resultado.

Runner's World

Quais os cuidados de recuperação para o corredor de montanha? (por Francois D’Haene)

Quais os cuidados de recuperação para o corredor de montanha? (por Francois D’Haene)

Na última temporada fomos testemunhas de como alguns dos mais prestigiados ultra trails do mundo foram ganhos pelo mesmo corredor.

Runner's World

A psicologia ajuda a enfrentar um ultra trail (por Óscar Pérez)

A psicologia ajuda a enfrentar um ultra trail (por Óscar Pérez)

Óscar Pérez é considerado pelos seus pares um dos atletas de trail mais fortes ao nível psicológico. Saiba o que o motiva a "sofrer" nas montanhas.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.