Rode o ecrã para ver a Runner’s World

Evite ficar com as unhas negras

Esta é a principal causa da aparição de unhas negras nos corredores. Saiba ainda como pode prevenir-se destas dores.
Evite ficar com as unhas negras
Evite ficar com as unhas negras
Runner's World


A grande maioria dos corredores sofre da aparição de unhas negras em algum momento da sua vida desportiva e a causa é sempre a mesma: sapatilhas demasiado pequenas. 

Tentar não tocar com os dedos no fundo quando estiver a comprar umas novas sapatilhas é o primeiro passo. Os pés incham inevitavelmente sempre que corre uma distância longa. Se as suas sapatilhas de running são demasiado pequenas, podem surgir bolhas muito dolorosas debaixo das unhas.

A regra básica para escolher umas sapatilhas consiste em deixar a largura de um polegar entre o dedo gordo e a ponta da sapatilha, para que o seu pé possa estender-se ao longo das provas de corrida em que participa.

Um dos nossos testers de sapatilhas mediu o pé antes e depois da última Maratona de Berlim e notou que o mesmo aumentou 1,28 centímetros. Mesmo assim, apesar das sapatilhas terem a tal folga da largura do polegar, não se espante se acabar com as unhas negras. É que os seus pés não aumentam apenas em comprimento, mas também em largura.

Outra razão pela qual deve deixar espaço suficiente entre os dedos é o efeito denominado "guerra dos dedos". De forma involuntária, os dedos agarram-se à palmilha da sapatilha depois de cada passada. Trata-se de um reflexo inconsciente que não se pode evitar.

Por último, com cada passada, o seu pé desliza uns centímetros na sapatilha. Se tem problemas com as unhas negras, peça conselhos especializados numa loja de confiança. Leve-lhes as sapatilhas com que correu até agora, explique o problema e escolha o seu par seguinte meio número acima deste. Assegure-se de que deixam espaço suficiente para os dedos e não fique surpreso se parecerem demasiado grandes para si. É normal e aconselhável.

ARTIGO RELACIONADO: 12 aspetos a rever antes de comprar umas sapatilhas para correr

Deixe o seu comentário

Avançar para baixo para passar ao seguinte artigo


A Runner´s World recomenda

Como funcionam os banhos de gelo?

Como funcionam os banhos de gelo?

Só de pensar nisso até dói! Conheça alguns dos atletas de grandes maratonas que usam este método para recuperar mais rápido.

Runner's World

Como evitar cãibras

Como evitar cãibras

Existem alimentos que devem parte da sua dieta e, consequentemente, dos seus treinos, para que não volte a passar por estas dores a meios das provas.

Runner's World

Coma isto antes da maratona

Coma isto antes da maratona

Uma nutrição correta e uma hidratação adequada são fundamentais nos treinos para maratona, em especial o dia e a tarde que antecede a corrida.

Runner's World

Quando está constipado deve parar de correr?

Quando está constipado deve parar de correr?

Tudo depende do grau de gravidade da constipação, mas existem situações em que pode continuar a treinar.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.