Rode o ecrã para ver a Runner’s World

Bebidas isotónicas, água ou bebidas com cafeína? O que é melhor?

Conforme as distâncias e os ritmos de corrida, existem bebidas mais indicadas que outras. Conheça-as e saiba o porquê.
Bebidas isotónicas, água ou bebidas com cafeína? O que é melhor?
Bebidas isotónicas, água ou bebidas com cafeína? O que é melhor?
Runner's World


O glicogénio que temos no nosso organismo, especialmente a nível muscular, dá-nos “fôlego” suficiente para aproveitá-lo durante duas horas depois de começarmos a treinar de forma moderada ou com alta intensidade.

Em termos gerais, correr (em função do ritmo) pode ser considerado um esforço físico moderado/alto. Se o objetivo é correr além dos 90 minutos, é aconselhável beber uma bebida isotónica com hidratos de carbono. Se a corrida for inferior a 90 minutos, a água é mais do que suficiente.

Caso seja um corredor de ultra resistência, o mais recomendável são as bebidas isotónicas com aminoácidos ramificados para evitar o catabolismo muscular tão habitual nos esforços intensos e prolongados. Uma bebida isotónica significa que tem um elemento favorável para maximizar a absorção da bebida que ingere e pretende que a concentração de solutos (sobretudo sais minerais) se aproxime ao máximo da concentração de solutos das células do corpo para ajudar a incorporar a água que bebemos de forma mais eficaz, evitando a desidratação.

O principal elemento, sal ou eletrólito (neste caso, podemos considerar que são sinónimos) que perdemos através da sudoração é o sódio, sendo que o potássio também é um elemento a ter em conta nos esforços prolongados. O sódio deve ser o principal elemento presente em qualquer bebida isotónica. Falaremos noutra ocasião sobre cafeína e outras substâncias estimulantes ou “reparadoras” que algumas bebidas apresentam.

ARTIGO RELACIONADO: Estes minerais são essenciais se pratica trail running ou maratonas

Deixe o seu comentário

Avançar para baixo para passar ao seguinte artigo


A Runner´s World recomenda

Evite ficar com as unhas negras

Evite ficar com as unhas negras

Esta é a principal causa da aparição de unhas negras nos corredores. Saiba ainda como pode prevenir-se destas dores.

Runner's World

Como funcionam os banhos de gelo?

Como funcionam os banhos de gelo?

Só de pensar nisso até dói! Conheça alguns dos atletas de grandes maratonas que usam este método para recuperar mais rápido.

Runner's World

Como evitar cãibras

Como evitar cãibras

Existem alimentos que devem parte da sua dieta e, consequentemente, dos seus treinos, para que não volte a passar por estas dores a meios das provas.

Runner's World

Coma isto antes da maratona

Coma isto antes da maratona

Uma nutrição correta e uma hidratação adequada são fundamentais nos treinos para maratona, em especial o dia e a tarde que antecede a corrida.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.