Rode o ecrã para ver a Runner’s World

Correr é bom porque…

Descubra aqui 11 das melhores razões para calçar umas sapatilhas e sair para correr. Um dia ainda nos vai agradecer!
Correr é bom porque…
Correr é bom porque…
Runner's World


Primeiro porque é o exercício mais natural que existe. Ao serem bípedes, os seres humanos são autênticos peritos. Logo em crianças começamos com uma espécie de treino básico e constante graças às nossas brincadeiras e, quando crescemos, continuamos a correr. E os benefícios são inúmeros para o corpo e para a mente. Conheça-os em baixo.

Esqueleto
A densidade óssea aumenta e o nosso aparelho locomotor passivo (que inclui cartilagens e ligamentos) e estabiliza-se. Isto ajuda a prevenir a osteoporose, a doença óssea mais frequente em pessoas de idade avançada.

ARTIGO RELACIONADO: Mantenha-se afastado da osteoartrose. Siga estes conselhos.

Confiança
Correr ajuda a ganhar mais confiança. A cada treino soma mais um êxito e quando se sente sempre bem, nada o pode parar.

Pulmões
Correr ajuda a limpar os seus pulmões. As vias respiratórias ficam mais livres e podem conduzir o oxigénio ao seu sangue de forma muito mais rápida. O volume respiratório aumenta até 200% e consegue transportar mais oxigénio ao seu sangue.

Sangue
Quando corre, o sangue elimina ácido úrico e sódio. O nível de HDL (o colesterol bom) aumenta.

Relaxamento
Correr alivia o stress porque ajuda a diminuir a produção de catecolaminas (adrenalina, por exemplo), responsáveis pela tensão.

ARTIGO RELACIONADO: Como ultrapassar a ansiedade antes de uma prova.

Músculos
Correr fortalece os músculos de todo o corpo, que acabam por trabalhar melhor por receberem mais oxigénio. As fibras ficam mais fortes e previnem melhor as dores articulares, além de queimar ainda mais gordura quando está em repouso.

Cérebro
Correr estimula o seu fluxo sanguíneo e, por consequência, o aporte de oxigénio que favorece a sua criatividade e concentração. E como a sua matéria cinzenta fica mais ativa, a aprendizagem melhora.

Desejo sexual
Não é brincadeira: correr melhora a vida sexual. A razão é o facto de os testículos produzirem mais testosterona. O resultado: maior duração e maior quantidade.

Coração
A frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem uma vez que o órgão principal funciona de maneira mais eficaz. O coração rende mais com menos batidas por minuto. Além disso, o treino frequente reduz para metade o risco de enfarte.

Silhueta
Correr emagrece. É difícil encontrar um desporto que queime mais calorias que o running.

ARTIGO RELACIONADO: Deve perder peso antes de começar um plano de treinos?

Circulação
Correr é muito bom para a circulação. Geram-se novos vasos capilares e melhora o transporte de nutrientes.

Deixe o seu comentário

Avançar para baixo para passar ao seguinte artigo


A Runner´s World recomenda

Pode correr com maquilhagem?

Pode correr com maquilhagem?

Há mulheres que gostam de estar sempre bem e que até se maquilham para ir correr. É o seu caso?

Runner's World

Como reagir perante os "engraçadinhos"?

Como reagir perante os "engraçadinhos"?

Já não é muito comum, mas um dia destes poderá cruzar-se com alguns "engraçadinhos" que vão gozar com a roupa com que treina, com o seu estilo de corrida, a sua idade ou com qualquer outra coisa (algo como: “Corre, bailarina, corre”).

Runner's World

Como correr com um carro de bebé

Como correr com um carro de bebé

É muito habitual ver corredores a empurrar carros de bebé nas corridas urbanas. Mas será que sabe o que deve ter o seu carro antes de também começar a fazê-lo?

Runner's World

E se for perseguido por cães enquanto estiver a correr?

E se for perseguido por cães enquanto estiver a correr?

Já aconteceu com muitos corredores e, a maior parte, não sabe como reagir. Explicamos-lhe o que deve fazer nestas situações.

Runner's World

A Runner’s World utiliza cookies próprias e de terceiros para facilitar e melhorar a navegação, apresentar conteúdos relacionados com as suas preferências e compilar informação estatística. Se continuar a navegar consideramos que aceita a nossa política de cookies.Mais informação.